15 Agosto    



 

“O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.”

Mateus 10:24

Pensamento: Discípulo e Mestre. Servo e Senhor. Se vamos seguir Jesus, temos que manter essas diferenças sempre em mente. Não é para nos rebaixar ou humilhar. No mundo somos relembrados do nosso “lugar”. Categorias, rótulos e cargos são dados para “enquadrar”. Isso não é o ponto de Jesus. Ele é Senhor. Mas, veja como viveu! E se trataram o Senhor com desprezo e crueldade, imagine o discípulo e o servo. Hoje é comum ouvir pregações cheais de promessas de sucesso e abundância de bênçãos materiais. O verdadeiro seguidor de Jesus assume o lugar não só de aprendiz, mas, de servo. Jesus é seu Senhor. E o Senhor declarou que seus seguidores não deviam esperar uma vida melhor do que a que ele teve aqui. Muitos recebem bênçãos em abundância. Mas, muitos outros, não. Alguns terão seu ministério e serviço no Reino reconhecidos e elogiados. Muitos outros não. Se enfrentamos oposição ou privações, se sobra perseguição e falta ajuda, não é de se esperar que seja diferente, pois foi assim que Jesus viveu. Muito do que se passa como pregação do Evangelho hoje ensina justamente o contrário. O que foi que Jesus disse? A quem devemos escutar? Embora o contexto seja o tratamento que o discípulo receberá, Barclay lembra que há uma outra lição a ser aprendida aqui. Nenhum mestre pode levar seus discípulos além daquilo que ele aprendeu. Se você dá mais valor ao ensino de homens, seu entendimento não passará daquilo que homens podem entender. Se Jesus for de fato seu Mestre, não haverá limite para aquilo que ele pode lhe ensinar. Novamente perguntamos – a quem devemos escutar? A quem você está escutando?

Oração: Pai, eu peço ao Senhor que, quando eu enfrentar dificuldades, eu possa lembrar que Jesus enfrentou muito mais. Já que sou discípulo e servo dele, não posso esperar mais. Dê-me a graça para viver como ele nesta vida aqui, para que eu possa viver com ele na vida no porvir. Quero aprender dos homens sábios que o Senhor colocou em minha vida. Mas, ensine-me a verificar tudo que eu aprendo dos homens com as palavras do meu Mestre Jesus. Em nome de Jesus eu oro. Amém. || Veja a imagem: http://www.iluminalma.com/img/il_joao12_26.html || A próxima conferência nacional do Instituto de Liderança Internacional (ILI) para 2018 será realizado em Recife, Brasil! Veja mais detalhes aqui: http://www.hermeneutica.com/mensagens/ILI_Recife.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.