23 Outubro    



 

“Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês. E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá até o Hades”!

Lucas 10:13-15

Pensamento: Foi em Betsaida que Jesus multiplicou os pães e peixes e alimentou cinco mil (Lc 9:10-17). Juntamente com Corazim, foi em cidades como estes perto de Cafarnaum que Jesus concentrou seu ministério. Ele deve ter realizado muitos milagres naquela região. No entanto, poucas pessoas se arrependeram. Poucos discípulos seguiram Jesus de lá. Tiro e Sidom foram cidades destruídas por Deus por causa da sua maldade e rebelião contra Deus (Isa 23:1-18). Por que o juízo seria mais severo contra cidades como Cafarnaum? Porque seus habitantes conheceram as bênçãos e a graça de Deus, ouviram a pregação do Evangelho e testemunharam o amor de Jesus. Mesmo assim, rejeitaram seu chamado. O mesmo pode ser dito da maioria das cidades nas nações chamadas "cristãs" hoje. Os homens dão mais valor à televisão do que à Palavra de Deus, à música do mundo do que ao louvor a Deus, à libertinagem do que à liberdade que Cristo nos trouxe. Ai de vocês São Paulo, Rio e Recife. Ai de vocês Lisboa, Paris e Nova York. Se vocês não se arrependerem, vocês também descerão até o Hades! As palavras de Jesus não morreram. Elas não expiraram há dois mil anos. Se as promessas ainda valem, valem também os alertas. Que as os habitantes das cidades de hoje que ouvem a Palavra de Deus venham a se arrepender. Oremos para isso.

Oração: Grandioso Deus, o Senhor se preocupa com indivíduos e famílias inteiras. O Senhor almeja a conversão de povos inteiros. Derrame o Espírito do Senhor sobre estas cidades que têm rejeitado o Evangelho. Tenha misericórdia delas e continue a chamá-las. Certamente há pessoas lá que irão se arrepender e crer em Jesus. Obrigado por abrir nossos ouvidos. Se nós atendemos ao chamado, deve haver outros que também atenderão. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2009, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.