15 Julho    



 

Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”.

Mateus 8:21-22

Pensamento: Naquela época as pessoas eram enterradas no mesmo dia em que faleciam. Se o pai do homem houvesse de fato falecido, ele deveria estar no enterro naquela hora. É mais provável que esta fosse uma expressão idiomática que queria dizer “Deixe eu cuidar de meu pai que está na velhice. Quando ele falecer eu vou lhe seguir.” É neste sentido que Jesus o chama a vir logo seguí-Lo. Muitas pessoas querem seguir Jesus. Mas primeiro querem terminar a faculdade, conseguir um emprego, casar-se, viver como querem, e assim por diante. Primeiro isso, primeiro aquilo. O que tem que vir primeiro é Jesus. Isso não quer dizer que seguir Jesus significa abandonar um familiar doente. Ao contrário, para algumas pessoas seguir Jesus vai significar perder a edificação do culto dominical para cuidar de um parente enfermo no hospital. Para outras pessoas será o contrário. Para algumas pessoas vai significar deixar de participar no coral para cuidar dos bebês no berçário. Para outras pessoas será o contrário. Às vezes não é fácil decidir qual a escolha certa. Temos desejos e preferências. E muitas vezes, no fundo, eles são egoístas. Alguns querem aparecer no ministério na frente, enquanto outros querem reinar no serviço de trás. Jesus pode estar em ambos os lugares ou em nenhum dos dois. A grande pergunta é - qual escolha coloca Jesus em primeiro lugar? Onde é que você estará realmente seguindo Jesus? Aquela é a escolha certa.

Oração: Soberano Deus, somos tão facilmente enganados por nós mesmos. Tenha paciência conosco. E mostre-nos qual o caminho de Jesus. Revele-nos qual a escolha dele, o serviço dele, o trabalho dele. Abra os nossos olhos para que possamos ver por onde Jesus quer ir em nossas vidas. É para lá que queremos ir. Que ele possa estar sempre à nossa frente. Em nome de Jesus rogamos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.