21 Setembro    



 

“Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”. Então ele disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.

Mateus 12:12-14

Pensamento: Se é necessário expressar uma conclusão tão elementar como “é permitido fazer o bem no sábado”, dá para imaginar até que ponto havia chegado a cegueira dos líderes religiosos nos dias de Jesus. A reação deles, de querer matar Jesus, apenas confirma o que Jesus já revelara – eles se tornaram craques na interpretação da lei e diabólicos na sua aplicação. Quantas vezes nós não caímos na mesma contradição? Perdendo um argumento “teológico”, recorremos a insinuações sobre o caráter ou motivos de nosso “oponente”. Vendo que outras pessoas não concordam conosco num ponto de doutrina, despachamo-las com o categórico “o inferno está cheio de pessoas sinceras, porém erradas”; ou “boas intenções não salvam ninguém”. Se alguém estiver errado, Deus revelará e julgará. O que é difícil para nós aceitarmos muitas vêzes é que esta responsabilidade não é nossa – é de Deus. É possível vencer na verdade que abraçamos e perder na reação que tomamos quando aquela verdade não é aceita. Se você estiver num conflito sobre interpretação ou aplicação da Palavra de Deus, faça da oração sua principal arma e o amor a regra básica para sua interação com quem discordar. Paulo bem falou que “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Cor 10:5). Mas, os principais pensamentos que precisamos subjgar são os nossos, especialmente aqueles que nos levariam a pecar em nome de Deus. Que Deus lhe ilumine e lhe use especialmente em situações de conflito e discórdia. É nestas horas que vemos quem realmente está com Jesus.

Oração: Pai Santo, o Senhor sabe todas as coisas. Sonde o meu coração. Analise a minha mente, e ajude-me a purificar meus motivos e minhas reações. Eu quero acertar na minha interpretação da Palavra do Senhor, mas quero também reagir com amor e dignidade como Jesus, mesmo quando aquilo que é certo é visto como errado. Perdoe meus pecados nesta área e ajude-me a melhorar. Em nome de Jesus eu oro. Amém. || Veja a imagem especial em: http://www.iluminalma.com/img/il_mateus12_12-14.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.